
Rui Sanches
Nasceu em 1954 – Lisboa
Estudou BA ( Honours), Goldsmiths`College, Londres – 1999
MFA (Marter of Fine Arts) em Escultura, no Yale University,E.U.A - 1982
Vive e trabalha em Lisboa
Em fins da década de 70 e princípios de 80, Rui Sanches além dos estudos efectuados na Ar.Co, frequenta universidades em Londres e nos Estados Unidos, experiências estas que levam o artista a ter uma percepção bem mais aberta em relação à realidade artística internacional, descobrindo uma arte contemporânea bem diferente daquela que tinha acesso em Portugal. Passa a desenvolver diferentes experiências através de técnicas e materiais, que habitualmente não utilizava.
Realiza a sua primeira exposição individual, em Maio de 1984, na Galeria de Arte Moderna da SNBA – "janelas, mapas, espelhos", desenhos, e dois anos mais tarde, no verão de 1986 recebe um prémio de aquisição na Bienal de Vila Nova de Cerveira.
Seleccionado por José Sommer Ribeiro, integra a representação portuguesa à 1 9.a Bienal de São Paulo, que tem lugar em Outubro de 1987 e que contou também com a participação de outros artistas tais como: Teresa Magalhães, Joaquim Bravo, Pedro Calapez e José Pedro Croft.
Tem vindo desde então a realizar importantes exposições, apresentando em diferentes momentos trabalhos na Fundação C. Gulbenkian, onde inclusivamente está representado. Passou por espaços de internacionalização em diferentes cidades tais como: Roma, Paris, São Paulo, Ghent ou Tóquio.