terça-feira, 1 de junho de 2010

Rigo 23

(Ricardo Gouveia)

Nasceu em 1966 – Funchal, Madeira

Estudou MFA, Stanford University, Stanford, CA

BFA, San Francisco Art Institute, San Francisco, CA

Vive e trabalha em São Francisco

Radicado desde os anos oitenta em São Francisco, esta opção levou o artista a um contacto com o vibrante cenário do grafitismo americano e a centenas de murais públicos, comissariados ou independentes, onde expandiu e em muito o seu vocabulário e a sua apetência por esta forma de criação bem próxima do público.

O trabalho do Rigo, resulta da produção do seu investimento pessoal nos assuntos e nas explorações que faz do potencial discursivo da arte. Frequentemente explora essas possibilidades comunicativas, procurando através destas impulsionar uma prática mais conceptual, que muitas das vezes é vista tão e somente como arte politica.

A obra de Rigo, relembra e grava uma memoria colectiva, com destaque para os momentos esquecidos na história, registando-os em murais da sua autoria, onde a escala e a própria localização, permitem que sejam apreciadas dentro de uma realidade urbana, sendo inclusivamente produzidas de forma a que possam ser apreciadas em pleno trânsito citadino.

Rigo tem vindo a participar ao longo dos anos em inúmeras exposições individuais e colectivas, com destaque mais recente para a sua participação na Bienal de Liverpool - 2006; Bienal de Urbanismo e Arquitectura de Shenzhen, China - 2009 ; X Bienal de Lyon, França - 2009 ; “ 75 Years of Looking Forward”, San Francisco Museum of Modern Art, SF, CA.

Sem comentários:

Enviar um comentário