domingo, 23 de maio de 2010

ARTE PUBLICA NA PRAIA DA CALHETA

Lonarte 10, é um projecto de arte pública, lançado pela Câmara Municipal da Calheta e que visa dinamizar durante o período de verão a zona balnear deste município, situado o mais a oeste da Ilha da Madeira.

Pretende-se assim, demonstrar e divulgar a expressão artística como um instrumento privilegiado de intervenção social. Descentralizando desta forma a criação artística contemporânea, e dinamizando esta iniciativa cultural num local habitualmente conotado com outras actividades.

Hoje em dia, falar de arte pública, implica desde logo uma exigência de abertura por parte do público, isto porque o seu conceito tem vindo ao longo dos tempos a se alterar, fruto das diferentes mutações que a própria sociedade foi gradualmente impondo e que não necessariamente passe tão e somente pelo facto das obras estarem instaladas em espaços considerados públicos.

Cada vez mais, é difícil uma única definição da arte pública, pois cada vez mais as manifestações artísticas no espaço público assumem uma diversidade de contornos, onde os artistas são convidados a colaborarem em equipas multidisciplinares com objectivos de revitalizar os próprios espaços públicos. Nesta linha, uma das instituições ligadas às artes plásticas, a Serpentine Gallery, em Londres, desenvolve anualmente projectos com equipas deste género, com o objectivo de criar o seu pavilhão de verão, sendo um dos muitos exemplos desta prática, a criação do pavilhão em 2007 , projectado pelo artista Olafur Eliasson em conjunto com o premiado arquitecto norueguês Kjetil Thorsen.

A autarquia ao desenvolver o projecto Lonarte, pretende que este torne-se num instrumento preponderante na revitalização e humanização da Praia da Calheta, lugar este de utilização pública, contribuindo para uma maior sociabilização e satisfação de todos. Possibilita-se deste modo, a criação de sinergias entre áreas consideradas como pólos de interesse distintos, dando origem à criação de novos públicos e impulsionando um maior número de visitantes e de turistas, essenciais para o pleno desenvolvimento socio-cultural e económico do Concelho da Calheta.

Sem comentários:

Enviar um comentário