terça-feira, 25 de maio de 2010

ARTE PÚBLICA | texto: JOSÉ PEDRO REGATÃO

A arte pública contemporânea tem adoptado meios de expressão cada vez menos convencionais, em lugar do tradicional monumento instalado no centro da praça, observam-se instalações interactivas, projecções em edifícios, murais, cartazes, outdoors, intervenções criadas em parceria com as comunidades. Na realidade, os artistas não só procuram novas formas de intervir no espaço urbano, mas também pretendem estimular a interacção do público e desmistificar o papel da arte na sociedade.

Nesse sentido, o público é cada vez mais solicitado a participar na obra de arte, sendo por vezes o elemento central da sua construção estética, como revelam alguns trabalhos que apelam à fruição sensorial do cidadão. Com efeito, o espectador é convidado a interromper o seu quotidiano para usufruir, não apenas como mero observador, mas enquanto participante na experiência perceptiva proporcionada pela arte.

O projecto Lonarte 10 vai ao encontro dos novos desafios da arte pública, propondo a sua realização em lonas com mais de 4 metros de altura aplicadas em estruturas verticais, que serão implantadas ao longo da Praia da Calheta. A organização, a cargo do Município da Calheta, desafiou quatro dezenas de artistas plásticos de várias gerações e nacionalidades, desde José de Guimarães a Gabriel Abrantes, para formularem uma intervenção plástica para este espaço específico, tendo em consideração as características do local.

A mostra que decorrerá de Junho a Setembro de 2010, propõe 10 novas abordagens plásticas todos os meses, criando uma dinâmica cultural sem precedentes num dos lugares mais emblemáticos da ilha da Madeira, reconhecido pelas suas qualidades balneares e actividades náuticas.

O Lonarte 10 destaca-se ainda como projecto de responsabilidade social, na medida em que muitos dos trabalhos originais serão colocados à venda na Galeria dos Prazeres revertendo para as instituições de solidariedade social do Concelho.

José Pedro Regatão

1 comentário:

  1. Saludos Jose Pedro...
    Enhorabuena por el proyecto, en la sexta no podre estar en la Inauguracion, ya que participo en el PKN Funchal que es practicamente a la misma hora, pero el sabado estare en la Galeria dos Prazeres en la tarde

    ResponderEliminar