terça-feira, 17 de agosto de 2010

António Inverno

Nasceu em Monsaraz – 1944

Estudou na Escola António Arroio – curso de Gravador Litógrafo, 1958-64

Vive e trabalha em Beja

António Inverno é um notável criativo artista plástico e um dos pioneiros da serigrafia de arte, moderna e contemporânea, em Portugal, abordado como um homem de cultura e objecto das mais altas distinções .

Com uma obra própria e representativa, António Inverno é também um divulgador generoso da obra de inúmeros autores de nomeada e jovens revelações das gerações de 50 a 90, superando lacunas e acrescentando pesquisa e inovação experimental à sua formação original de Gravador Litógrafo, adquirida na Escola António Arroio (1958-64), onde apreendera os ensinamentos de notáveis mestres .

Em 1993, fundou o CSAI ou seja o seu próprio Centro de Serigrafia, sendo até então, o primeiro e mais conceituado atelier português do género, por si mesmo «inventado».

Desenhista compulsivo e perfeccionista, pintor auto-exigente e analista gráfico analógico , cuja percepção e sensibilidade se evidenciam na sua obra, onde se destaca uma tendência apaixonada pela forma como pinta a nobreza do touro, e o seu Alentejo, que dominam a temática de todas as suas telas .􏰂􏰇􏰂􏰷􏰇􏰊􏰋

Sem comentários:

Enviar um comentário