terça-feira, 17 de agosto de 2010

João Francisco

Nasceu em 1984 – Torres Vedras

Estudos Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da

Universidade de Lisboa

Vive e trabalha em Torres Vedras

Na criação artística de João Francisco, tudo anda à volta da natureza-morta, das coisas que diariamente observa e da sua forma de representá-las. Podem ser objectos ou fragmentos, acumulações e disposições ordenadas, representações de objectos e de imagens estas últimas, muitas vezes com referências e citações da história da pintura: com exemplo o auto-retrato de Gauguin, mas não parece tratar-se tão somente da vontade de fabricar puzzles com sugestões de erudição - a ironia, a auto-ironia estão muito presentes. Há também uma clara referencia a obras de Mário Eloy .

Utiliza técnicas como o desenho a grafite, acrílico sobre papel, óleo sobre tela e apresenta temáticas tão dispares tais como: uma imprevista bomba insecticida, o/os ténis, ossos, cartas de jogar, brinquedos ou bonecos de peluche, uma casca de banana ou um morango, etc.

Uma muito ágil circulação entre a história da pintura e a banda desenhada. Estes são objectos vistos, escolhidos e encenados, recordados e apropriados, e são também imagens desenhadas, por onde se tomam liberdades com "o natural", instabilizando o destino da representação e a razão de ser desse lugar de ilusões onde se recria ou cria o que se mostra. Entre o humor e o enigma, sem finalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário