terça-feira, 17 de agosto de 2010

José de Guimarães

Nasceu em 1939 – Guimarães

Estudou Licenciatura em Engenharia - 1965.

Vive e trabalha entre Lisboa e Paris

De seu nome completo José Maria Fernandes Marques, adoptou o pseudónimo artístico de José de Guimarães, como homenagem à terra que o viu nascer. É considerado um dos principais artistas plásticos portugueses da Arte Contemporânea.

Com uma obra notável, particularmente na pintura, fez também incursões na escultura e noutras actividades criativas a nível estético, quer nacional, quer internacionalmente.

José de Guimarães tem uma vasta obra pública, quer em território nacional, quer no estrangeiro, com especial destaque para o continente asiático. Desenvolve este tipo de intervenção como “uma forma de atribuir identidade às cidades" e a exemplo desta, gosta de exemplificar o desafio que levou-o a redesenhar a cidade de Kushiro, no Japão.

É um dos mais galardoados artistas portugueses, estando representado em museus e colecções públicas e privadas, espalhadas um pouco por todo o Mundo, tais como a Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Fundação de Serralves, Porto, Museu Nacional de Arte Contemporânea de Madrid, Rockefeller Art Center (EUA), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil, Museu de Arte Moderna de Bruxelas, Wurth Museum, Alemanha e o Museu de Angola, entre outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário