terça-feira, 21 de setembro de 2010

Araci Tanan

Nasceu em 1964 – Salvador, BA – Brasil

Estudou

Licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, em 1994.

Cursou no Mestrado em Artes Visuais, UFBA, duas matérias como aluna especial no ano de 2009 à 2010 | ” Seminário de Arte Contemporânea” e “Semiótica Visual”.

Na criação de Araci Tanan, frequentemente depararmos com a representação da figura feminina, muitas vezes inspiradas em contos de fadas que possuem raízes na mitologia e que complementadas segundo a artista “ pelo Kitsh, pela banda desenhada e pela moda”, servem para projectar signos que remetem o fruidor para o quotidiano contemporâneo.

Assim sua obras relacionam-se com o caminhar como um processo evolutivo da história da mulher; da primeira mulher atribuída de poderes mágicos, conectada com a natureza, à mulher actual, emancipada, que traz no seu imaginário todas as fases já vividas.

Desta forma a artista refere que “ Me interessa expressar principalmente a sua potência do uno e da multiplicidade, da inteligência e do corpo, da liberdade rompendo subordinações. Gosto de misturar o poético ao lúdico, o insólito ao real, a sensualidade à pureza, semiotizando diferenças “.

Araci Tanan, trabalhou como Layout-woman, Ilustradora e Directora de arte, entre 1984 à 1994. Realizou Cenários para Teatro, Cinema e Televisão em 1996, 1998, 1999. E a partir do ano de 2000 dedica-se exclusivamente à produção artística para exposições.

Esteve representada em 3 edições da Feira internacional de Arte - ARCO, em Madrid e em 5 edições da Feira de Arte Internacional Arte Lisboa, Portugal. Tem vindo a expor em diferentes países, com destaque para Portugal, Brasil e Espanha.

Está representada por galerias da Associação Portuguesa de Galerias de Arte, APGA, onde tem vindo a colocar as suas obras em várias colecções privadas, quer em Portugal, Espanha, França, Holanda e Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário