terça-feira, 21 de setembro de 2010

Kimiko Yoshida

Nasceu em 1963 – Tokyo – Japão

Estudou

B. A., Chuo University, Tokyo, Japan (1986)

Tokyo College of Photography, Japan (1995)

École nationale supérieure de la photographie, Arles, France (1996)

Studio national des arts contemporains-Le Fresnoy, France (1999)

Vive e trabalha em Paris

«A arte é, acima de tudo a experiência da transformação. A transformação é, parece-me, o valor final da obra. Meus auto-retratos, ou o que leva a essa designação, tornou-se num espaço de mutação e metamorfose. A única razão de ser da arte é apenas transformar o que a arte pode transformar. Tudo o que não seja eu, é isso que me interessa. Para estar lá, onde eu acho que não sou, quando desaparecem, eu acho que sou eu, e é isso o que importa.

«Monocromia é uma metáfora do confronto e do desaparecimento, uma marca da virtualidade e anseio, da intangibilidade de infinitude. Monocromática é uma figura pura de duração em que todas as imagens e toda a narrativa são dissolvidas. Aqui, antes da cor do infinito, o olhar é exposto à infinitude do tempo. Esta representação paradoxal é apresentada de cada vez como uma impossibilidade, uma impotência, e uma precariedade. É neste sentido de incompletude que dá a ideia de um rigoroso tempo no espaço, podem ser localizadas irrepresentávelmente, a ideia de um espaço além da imagem em que a representação excede o local de representação. »

Sem comentários:

Enviar um comentário