terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lisbeth Moe Nilsen


Nasceu em 1980– Oslo – Noruega

Estudou
Maumaus Escola da Artes Visuais, Lisboa | 2009 - 2010
BA (Honours) Fine Art, University College for the Creative Arts at Canterbury, Kent, England | 2005 - 2008
DTK Institute of Fine Art, Haslum, Norway | 2000 - 2004

Vive e trabalha em Lisboa

Meu processo de trabalho envolve a exploração nas propriedades físicas e psicológicas da linha, forma e material. A simples linha ou o ponto, que são o fundamento do processo de obras, funciona como uma conexão entre a mente, a mão e o material.
Cores limitadas ou não-cores, materiais naturais e formas simples são usadas para expressar a complexidade dos pensamentos e emoções. "Como pode um estado emocional se tornar uma experiência visual?" Como fazer a visita invisível? 'São as perguntas que formaram o pensamento em torno de minha prática, trabalhando com a captação de pensamentos e sentimentos transformando-os em linhas e formas.
Sand Walk (2010) é a sombra de uma acção realizada num determinado momento, um sinal de um caminho, traços que muitas vezes são deixados despercebidos. Este desenho é inspirado pelos elementos da areia e pelas muitas formações das areias. Que não é singular para a areia, mas para a vida em geral. Em breve uma nova formação terá lugar e o que se vê será a verdade. Tudo tem uma forma - uma forma em movimento, que muda dependendo do olhar de quem vê.
O tempo é um elemento importante no meu trabalho. O trabalho tem o seu próprio pulso e ritmo, que é criado num determinado período de tempo. A expressão está tomando forma no processo - diálogo com o material físico, o abstracto com a ideia. O processo de pensamento ou movimento mental no processo, revela-se através da sensibilidade ou da intensidade da linha, da forma ou da superfície.
A técnica é essencialmente subordinada à ideia, mas ao mesmo tempo, uma importante ferramenta para a criação do produto acabado. A relação entre a linha e a forma, entre o pensamento dentro e fora, entre o abstracto e o concreto, entre os meios de comunicação, são fundamentais para o meu trabalho. Assim a criação final das obras não são por si só a obra de arte, mas também a ideia de processo e de reflexão do artista.

Sem comentários:

Enviar um comentário