segunda-feira, 5 de julho de 2010

Desidério Sargo

Nasceu em 1978 – Funchal, Madeira

Estudos

Licenciado em escultura pela Universidade da Madeira

Vive e trabalha no Funchal

Projecto: Palimpsesto – OUSIA ou HYPOSTASIS??

O corpo como suporte, como sustentáculo de uma pessoa, susceptível de assumir uma postura, um conceito, …, de expressar uma opção de vida, um estatuto social, um pré-conceito que rotula quem o habita conforme a sua aparência.

Um jogo entre a aparência versus essência. O corpo / Homem como pessoa ou como substância. Pessoa [prósopon] como ideia de representação, máscara ou imagem; substância [substantia (ou OUSIA)]como essencialidade do próprio ser.

Uma essência que todos os dias é bombardeada de novos conceitos, ideias, realidades, mudanças, …, um palimpsesto onde as várias camadas formam, deformam e definem o Homem [na sua essência, com a sua aparência]. No caos do ser, do parecer, do pensar, do dizer, do viver, do sentir, do querer, …, Palimpsesto – OUSIA ou HYPOSTASIS?? questiona a essência , ao contrario da mudança constante - o que permanece, ou as mudanças que se tornam realidade assumindo-se como essência. É o que permanece ou o que muda?

O homem como actor e espectador da sua própria mise-en-scène, das suas opções ao longo da vida, mesmo quando julga e opta não ter outra opção.

Sem comentários:

Enviar um comentário