segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pedro Proença

Nasceu em 1962 – Lubango, Angola

Formado em Pintura pela Escola de Belas Artes de Lisboa - 1986

Vive e trabalha em Lisboa

Reconhecido artista plástico, expõe com regularidade desde 1981, tanto em Portugal como no estrangeiro. A sua carreira internacionalizou-se cedo, tendo sido seleccionado para o Aperto da Bienal de Veneza lno ano de 1988.

Em 1982 formou o "movimento homeostético" em parceira com mais cinco artistas : Fernando Brito, Ivo, Manuel João Vieira, Pedro Portugal e Xana, realizaram várias exposições e são responsáveis , sobretudo Pedro Proença , pela redacção de diversos “manifestos”. Este movimento, foi em 2004, objecto de uma exposição retrospectiva na Fundação de Serralves, Porto.

A sua criação artística, desenvolve-se na encenação da complexidade através de multiplas pulsões estilisticas, provocadas pelos diferentes estilos (o barroco, o rococó, a idade média), realizando na década de 80, desenhos a pincel que representam figurações humanas de carácter alegórico e mítico, muito próximas também do imaginário greco-latino. O aspecto gráfico da sua obra é ainda acentuado pela convivência de zonas de cromatismo tonal áspero com zonas totalmente lisas, onde pontualmente aperecem palavras associadas ao desenho esquemático.

Além da pintura e do desenho, Pedro Proença , tem vindo pontualmente a ilustrar e publicar alguns livros, sendo que ambas as práticas contam com um vasto currículo expositivo e com várias públicações.

No seu curriculum, destacam-se as exposições da Fundação Cartier, Paris; Kunstwerein de Frankfurt,1988; Frith Gallery, Londres,1989; Galeria Camargo Vilaça,SP-Brasil,1988, Fundação Gulbenkian, Lisboa, 1994, e Pallazo Ruspoli de Roma, 1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário