segunda-feira, 5 de julho de 2010


Marcos Ramírez ( ERRE)

Nasceu em 1961 – Tijuana, México

Licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Califórnia - 1982

Vive e trabalha em Tijuana

Conhecido como "ERRE", é considerado um dos artistas mais proeminentes na região, e a figura sénior na comunidade florescente artista Tijuana.

Cria grandes instalações públicas, caracterizadas por uma consciência política e social, sendo desde a uma longa data, explicador e árbitro do diálogo transfronteiriço.

No seu trabalho, ERRE, apresenta uma sensibilidade poética para o desenvolvimento físico, limites económicos, linguísticos e culturais que separam as pessoas.

Tem vindo a receber inúmeros elogios por parte da crítica, e em especial pelas suas contribuições para inSITE94 e inSITE97, resultado da sua participação na exposição binacional em San Diego e Tijuana.

Desde esta altura, que tem vindo a expor nos Estados Unidos e no México, e participando em inúmeras conferências e exposições um pouco por todo o mundo com destaque para a Bienal São Paulo-Valência: Encuentro entre dos mares in Valencia, Espanha ; a Bienal de Moscovo 2007 ; a VI e VII Bienal de Havana, Cuba, a Bienal do Whitney,Nova York, 2000; Los Angeles County Museum of Art (2002), no Wexner Center for the Arts ,EUA (2003), e no Museu Rainha Sofia, Madrid, Espanha.

Actualmente é responsável pelo programa de exposições na “Estacion Tijuana”, espaço independente de carácter alternativo e sem fins lucrativos, que envolve áreas como : arte, arquitectura, urbanismo e cultura popular.

Sem comentários:

Enviar um comentário