segunda-feira, 5 de julho de 2010

Shilpa Gupta

Nasceu em 1976 – Mumbai, na Índia,

Estudos

Escultura na J.J: Sir Escola de Belas Artesbentre 1992 -97

Vive e trabalha em Mumbai

Desde os seus primeiros trabalhos na área do vídeo dos finais de 1990 às suas mais recentes websites, tais como, Sentiment Express, 2001 e xeno-lab.com-bio, 2003, Shilpa Gupta, demonstra o seu compromisso com a interatividade, e de como os seus interesses em política e cultura se dividem.

Criando uma série de obras de arte on-line, a artista vê este mecanismo da web, como sendo uma forma de extensão da sua realidade cotidiana. Para ela, a rede é uma parte habitual de um mundo conceptual, da mesma forma que a televisão foi para uma geração anterior.

Assim, falar de política, da natureza da intimidade, das diferenças culturais, do amor, da tradição política de gênero, da ideologia, do capitalismo global e do impacto que estes têm sobre o individual é uma extensão natural do mundo desta artista.

Seu trabalho tem sido mostrado em importantes instituições internacionais e museus como a Tate Modern e a Serpentine Gallery, em Londres, a Fondazione Sandretto Re Rebaudengo em Torino, na Daimler Chrysler Contemporânea de Berlim, no Mori Museum, em Tóquio, no Astrup Fearnley Museum of Modern Art, em Oslo, no Salomão R. Guggenheim Museum, no New Museum e no Museu de Queens, em Nova York, no Chicago Cultural Center, Louisiana no Museum of Modern Art, em Humlebæk e na Devi Art Foundation em Gurgaon, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário