quarta-feira, 14 de julho de 2010

Óscar Melgar & Jesus Jaime Javier

PANAMÁ

“ Diablos Rojos ”, são os autocarros que percorrem as ruas da Cidade do Panamá e são um fenómeno que iniciou-se através dos condutores e proprietários, que têm vindo a tomar o controle dos transportes públicos nesta cidade.


Muitos desses autocarros, têm sua própria estética altamente individual. Pintados com imagens tão díspares como neve ou paisagens de lugares tão distantes como os existentes na Europa, além de imagens dos actores de Hollywood, dos santos, de desportistas, ou de políticos etc.

Esta prática não apenas deu origem a um novo tipo de artista responsável pela expressão da personalidade, gostos e crenças dos proprietários dos veículos, mas também uma alternativa comercial e uma rede inteira de trabalho.

Óscar Melgar

cujas pinturas enfeitam muitos autocarros na capital, começou a trabalhar na idade de 14 anos na oficina de Andrés Salazar, um dos "pais" da pintura de ônibus.

Jesús Javier Jaime

É também um pintor muito procurado por donos de autocarros, formado em mecânica de automóveis e design gráfico, entre outras disciplinas, dedica-se a tempo inteiro a autocarros que ele começou a pintar em 1989.

Em 2006, estes dois artistas foram convidados a participar na Bienal de Liverpool, onde realizaram um projecto de pintura de cerca de 8 autocarros, que depois de arrojadamente pintados, foram utilizados para transportar o público da referida bienal entre os diferentes pontos de localização dos projectos de arte pública desenvolvidos durante esse período na referida Cidade.

Desde então, esta dupla têm vindo a ser convidada para os mais diversos eventos de arte em todo o Mundo.

A convite da Câmara Municipal da Calheta, de forma a serem integrados no projecto de arte pública, Lonarte10, estes dois artistas aceitaram o desafio e estão pintando duas carrinhas que habitualmente fazem o transporte escolar no Município.

Assim e associado ao projecto Lonarte, teremos também a partir de 23 de Julho, duas carrinhas pintadas por estes dois artistas do Panamá, que irão servir para fazer circular entre a Praia da Calheta e a Galeria dos Prazeres, público que queira ver os originais que deram origem às lonas que estarão em exposição na Praia da Calheta.

Até 20 de Julho poderá ver estes artistas a pintar a aerógrafo na promenade da praia da Calheta.


Sem comentários:

Enviar um comentário