segunda-feira, 5 de julho de 2010

José Manuel Gomes

Nasceu em 1956, Madeira

Estudos

Licenciou-se em Escultura no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira

em 1982.

Vive e trabalha na Madeira

É professor Auxiliar na Universidade da Madeira, no CCAH (Centro de Competências de Artes e Humanidades).


Em 1997, prestou provas públicas para Professor Agregado do 6º Grupo/Escultura das ESBAS (Escolas Superiores de Belas Artes).


Desde 1982 e em simultâneo com a docência, tem vindo a trabalhar e a expor publicamente o seu trabalho com alguma regularidade.

O seu trabalho artístico tem-se caracterizado essencialmente pela intervenção tridimensional, com a execução de várias esculturas de pequena e média dimensão e explorando diferentes materiais. Na década de oitenta explorou predominante a escultura em cimento/betão experiência essa, que viria a culminar em 2000 com a execução de uma escultura pública (betão, bronze e cobre), em resultado da encomenda de uma entidade privada para jardim público, no arredores da cidade do Funchal, (Achada). Já nos anos noventa o seu trabalho pautou-se por uma maior utilização do metal, muitas vezes conjugados com a madeira e outros materiais. Desde 1994 mas sobretudo nos últimos anos, tem, numa atitude exploratória, executado um trabalho de investigação e experimentação sobre a oxidação dos metais e o seu aproveitamento plástico. Uma espécie de pintura química, de que resulta, precisamente, grande parte dos trabalhos mais recentes. 2008, 2009 e 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário